até que enfim, as 12 semanas

Publicado 2012/01/06 por Bibi

Filho (a)!

Já se passaram 12 semanas e sempre repito que está passando muito rápido!

O seu rostinho está mudando. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro, e as orelhinhas estão praticamente na posição definitiva. Nesta fase, os tecidos e os órgãos que já se formaram crescem e amadurecem rápido. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga. Você se mexe se alguém cutuca a barriga da mamãe, mas ainda não consigo sentir os seus movimentos. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O intestino, que antes era só uma área inchada do cordão umbilical, começa a entrar na cavidade abdominal.

Você já tem alguns reflexos, como, por exemplo, reagir quando a mamãe encosta na barriga, mesmo que ela ainda não perceba. Outro reflexo que já está presente, muito importante para depois do nascimento, é o de chupar. Se alguma coisa encosta na palma da sua mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do seu pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas suas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero da mamãe, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga.

Os dentes e gengivas da mamãe ficam mais sensíveis e sujeitos a problemas durante a gravidez, por isso o ideal é marcar uma consulta no dentista.

As temidas estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios — usar um sutiã com boa sustentação pode ajudar a preveni-las, ou pelo menos reduzir os danos. Manter a pele hidratada é sempre bom. E isso mamãe já está fazendo!

Anúncios

Dê seu pitaco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: