semana 17

Publicado 2012/02/10 por Bibi

O esqueleto é formado por uma cartilagem ainda flexível, que vai ficar mais rígida com o tempo. Uma substância protetora chamada mielina começa a envolver aos poucos a medula espinhal.Com a ajuda de um estetoscópio especial, já dá para escutar os batimentos cardíacos do bebê. Poucas coisas são mais reconfortantes e emocionantes que ouvir o ritmo acelerado do coraçãozinho do bebê. Você terá chance de ouvi-lo em todas as consultas do pré-natal.
Por causa do crescimento do útero, seu centro de gravidade foi modificado, e, portanto, é bem provável que você esteja se sentindo meio desequilibrada.

Nesta fase, deve-se tomar cuidado e preferir sapatos de salto baixo. Está difícil arranjar posição para dormir? Confira as dicas para um bom sono no segundo trimestre da gravidez (Fonte: Baby Center): 

Aproveite enquanto pode!

No segundo trimestre, seu corpo começa a se adaptar às drásticas mudanças físicas e hormonais por que passou, e você deve conseguir dormir melhor — isto é, tirando alguns detalhes como as cãibras, os sonhos esquisitos e a congestão nasal.
Como a vida às vezes é muito irônica, nessa fase também aumenta seu nível de energia, por isso você não vai se sentir tão precisada do sono quanto no primeiro trimestre.

O cansaço começa a melhorar

É bem provável que você tenha finalmente voltado a dormir um pouco melhor. A invasão de progesterona por que seu corpo passou no começo da gravidez já não é tão intensa — seus níveis de hormônio continuam crescendo, mas essa elevação agora é mais lenta. Por isso, você deve começar a se sentir menos exausta o tempo todo.

Menos idas ao banheiro

Mais boas notícias: A barriga começou a crescer, abrindo espaço para o bebê, que parou de pressionar tanto a bexiga. Por isso você não precisa mais sair da cama a toda hora para ir fazer xixi.
Os enjoos também devem ter passado, ou pelo menos melhorado bastante. Não é à toa que as pessoas comparam o segundo trimestre da gravidez a uma lua-de-mel.

Não desperdice sua energia

Agora que você está se sentindo com mais energia, e dormindo melhor, comece a fazer alguma atividade física regularmente. Isso só vai colaborar para você dormir ainda melhor, além de manter sua saúde física e mental.
Não esqueça, porém, que seu sono, por melhor que esteja não é o mesmo de quando você não estava grávida, e ainda pode ser atrapalhado pelos roncos, pela congestão nasal, pelas cãibras e pelos sonhos super-realistas. Por isso, se seu corpo pedir um cochilo, faça o máximo para descansar.

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4 comentários em “semana 17

  • Sim Bibi…recebi…rsrs obrigada viu….fiquei mais calma….com q vc me disse….entao somos duas a ter esses pequenos sintomas…rsrs

    Bezuuuuu amanha tenho medico….e conto as novidades….

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