semana 19

Publicado 2012/02/27 por Bibi

Esta é uma fase essencial para o desenvolvimento sensorial da Marina, que ocorre em áreas especializadas do cérebro para odor, paladar, audição, visão e tato.

Alguns estudos indicam que agora ela até ri. E o que será que está escutando lá dentro da minha barriga? Muitas coisas, como o som do sangue passando pelas veias, os ruídos do meu estômago ao digerir e, claro, minha voz!

Marina já tem 6 milhões de óvulos nos ovários — número que vai diminuir para 1 milhão até a hora do nascimento.

Ela já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer. Será que vai ser preto como o da mamãe ou loirinho como o do papai?

A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas.

Estamos na metade da gestação! O útero já cresceu bastante e a parte de cima aproxima-se do umbigo. De agora em diante, ele aumentará cerca de um centímetro por semana.

É possível sentir alguma dor no baixo ventre. Não é nada para se preocupar — são os músculos e ligamentos que sustentam a barriga se esticando cada vez mais. Sim, sim… estou sentindo esse incômodo!

Outro incômodo para dormir poderá ser o cutucão do papai tentando me acordar por causa do meu ronco. A gravidez pode causar congestão nasal, o que provoca o ronco. Até agora ele não reclamou!

Mamãe está começando a distinguir seus chutes e cambalhotas. E daqui a pouco, vai ficar até difícil dormir com tanto movimento.

Neste momento, os seios já se preparam para a produção de leite (assunto para outro post).

O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para nossa bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tanta movimentação.

E o tempo continua voando…

9 comentários em “semana 19

  • Que gostoso, chegando por aqui e já dou de cara com a notícia de uma menininha no pedaço!!!

    Parabéns! Imagino que deva ser uma delícia entrar nesse mundo cor de rosa, né?
    Eu não vejo a hora de saber quem tá aqui dentro tb!

    O travesseiro que eu comentei lá no post é aquele travesseiro corporal, vou colocar um link aqui pra vc:
    http://www.magazineluiza.com.br/travesseiro-35x142cm-duoflex-alpino-de-corpo-al1001/p/2011522/00/cm/trve/

    Eu comprei um desse estilo, paguei 50 reais (promoção maraaa, rs) aqui na minha cidade, mas tem uns mais chiques, que diz que é pra gestante mesmo, mas é 200 e tralálá reais e não sei se dá tanta diferença assim, viu?

    Vou experimentar o meu e te conto se ajuda!

    Bjins pras duas

  • Dê seu pitaco...

