semana 20 – metade da gestação

Publicado 2012/03/03 por Bibi

E finalmente chegamos a um marco importante: 20 semanas – metade da gestação. Coletamos algumas informações sobre o histórico das 20 semanas no Baby Center e também em outros sites que falam sobre o assunto.

 

O bebê está agora engordando e virou uma coisinha meio gosmenta. Uma substância oleosa chamada verniz caseoso ou vérnix cobre todo o corpo dele, a fim de proteger a pele da prolongada submersão no líquido amniótico. Alguns bebês chegam a nascer ainda cobertos por ele.

A cada dia que passa, o bebê engole mais líquido amniótico, o que é um ótimo treino para o sistema digestivo antes da alimentação de verdade. Nestas semanas, o bebê também produz em sua barriguinha uma substância conhecida como mecônio. De cor negra ou verde bem escura, o mecônio é formado por células mortas, secreções do estômago e o líquido amniótico engolido. Ele se acumula nos intestinos e aparecerá depois na primeira fralda que você trocar.

O bebê já tem sobrancelhas finas, cabelos na cabeça e os seus membros já estão bem desenvolvidos. As suas características estão cada vez mais como a de um lindo bebê.

Apesar de seus pulmões ainda não estarem completamente desenvolvidos para respirar ar suficiente para lhe permitir sobreviver, o seu bebê já começou a praticar movimentos respiratórios.

A pele do seu bebê agora está se tornando mais complexa, formando várias camadas. A epiderme, ou a superfície da pele, possui quatro camadas que contêm cadeias de alcance. As camadas que se formam nas palmas das mãos irão formar as suas impressões digitais definitivas.

Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão quase completando o seu desenvolvimento. Seu cérebro tem cerca de 30 milhões de neurônios e as suas habilidades de olfato, audição, visão, tato e paladar estão se desenvolvendo cada vez mais.

O bebê já está mais receptivo aos estímulos externos, isso significa que ele já pode ouvir as coisas que você fala, porém, como ele está imerso em líquido amniótico, o som da sua voz fica um pouco distorcida para ele, mas mesmo assim ele pode ouvi-la. Portanto, se você é daquelas mulheres que gostam de mimar crianças, então você já pode começar a mimar o seu lindo bebê!

Devido ao rápido crescimento que o bebê vem apresentando, o útero pode começar a pressionar contra o umbigo e fazer com que ele fique diferente, no entanto não precisa se preocupar com isso, pois ele voltará ao normal depois que o bebê nascer.

Conforme o seu bebê vai se desenvolvendo, os seus órgãos internos vão sendo pressionados, e isso pode fazer com que incomodações tais como micções freqüentes, falta de ar, indigestão ou azia, apareçam. Você também pode estar suando mais.

Se você for ao seu médico, certamente ele irá medir a sua barriga para acompanhar o crescimento do seu bebê. Todo médico tem o seu próprio método de medição, e por essa razão você não deve comparar a medida da sua barriga com a de outras mulheres grávidas, pois essas medidas tendem variar de mulher para mulher.

Durante este período da sua gestação é comum sentir coceira na barriga. Normalmente elas ocorrem devido ao esticamento da pele e podem causar certo incômodo, no entanto elas são inofensivas. Caso essas coceiras comecem a surgir durante a sua gravidez, você deverá consultar e pedir que ele receite algum medicamento que ajude a reduzir a intensidade da coceira.

E aí vai uma foto da barriga:

Anúncios

Um comentário em “semana 20 – metade da gestação

  • Dê seu pitaco...

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: