curso para gestantes

Publicado 2012/05/22 por Bibi

Na semana passada fizemos o Curso de Gestantes, da Unimed.

Aprendemos um pouco mais sobre a gravidez mês a mês, sobre os tipos de parto, anestesias, recuperação, nutrição na gravidez e amamentação, as mudanças na vida de um casal com a chegada de mais um membro na família, exercícios na gravidez e por último, tivemos uma conversa com um pediatra, que nos falou sobre o nascimento do bebê, os testes realizados ao nascer, as vacinas, consultas pós-nascimento, acompanhamentos. Tivemos também uma palestra só sobre amamentação.

Depois ainda tivemos uma aula prática sobre banho, umbigo (coto), troca de fraldas, pomadas, lenços umedecidos…

Claro que algumas coisas a gente sabe, mas outras são novidades. E outras servem pra reforçar.

Achamos o curso muito bom e o que mais aprendi foi sobre a amamentação.

Na verdade, foi o que achei muito interessante. Primeiro, pelo apelo que se faz ao tentar convencer as mulheres a amamentar: o que mais se comenta é a perda de peso, a volta à antiga forma. Acredito que amamentar é muito mais do que isso. É um ato de amor antes de qualquer coisa. É pensar que amamentando, você está assegurando uma alimentação saudável e completa, além do crescimento do seu filho.

Claro que muitas mulheres não conseguem amamentar. Mas são questões fisiológicas, como uma redução de mama, por exemplo, que impede a amamentação depois da gravidez.

Eu quero muito amamentar, pelo menos até a Marina completar 6 meses de idade, exclusivamente com leite materno.

No geral, o curso foi bom, recomendamos a quem possa fazer. Hoje muitas maternidades oferecem esse curso às gestantes e pais. E aprender mais é sempre bom!

Segue uma fotinho do papai aprendendo a dar banho na Marina. Ele não se cansa de dizer que foi o melhor aluno da turma. E foi mesmo! Pelo menos a Marina vai ficar bem cheirosa e cuidada, se depender dele.

10 comentários em “curso para gestantes

  • Que lindo o papai segurando um BB como se fosse a Marininha!!

    Eu super quero fazer um curso assim, mas o marido acha bobeira…

    Mas, como eu sempre ganho, ele vai… rsrsrs

    Só falta saber onde…

    Beijos.

    Lilica & Mel.

  • Realmente Bibi, vale muito a pena o curso. É um mundo que se abre com a maternidade e o curso agrega segurança as novas mamães. Parabéns ao Marcio pela dedicação!

    A Nina está em ótimas mãos…bjs

  • Bibi, eu tenho um pouquinho de vontade de fazer esses cursos. Mas tenho amigas q dizem q acharam meio chato (vou explicar o porquê). Elas disseram q o início é bem desestimulante pq eles ficam falando sobre como se engravida, como q o óvulo chega no útero, o que comer e o q nã comer (me diga…quem faz o curso, provavelmente, está em torno da 30a semana…pra q falar em o que comer ou não nesse momento? Já era…rs…). Depois, elas me disseram q as demonstrações são rápidas e só um casal é escolhido (isso tudo no curso de uma maternidade daqui do RJ). Por essas razões, ainda não corri atrás pra fazer.

    De qualquer forma, aqui no RJ, tem cursos em módulos, por exemplo, se eu quero só saber sobre amamentação, eu faço esse módulo do curso. Tá certo q é mais caro, mas acho q vai direto ao ponto.

    Mas…fora isso tudo…eu fico pensando: minha mãe não fez curso nenhum e conseguiu criar 3 filhos. Então…acho q a falta de curso não vai me impedir de ser uma boa mãe, não é? Tá certo q terei mais dúvidas, mas nada q o “Dr. Google” não possa me ajudar…

    Bjão

    • Oi Maria!
      Pois é, o ideal, segundo eles mesmos falam, é fazer o curso até a 20ª semana, mas todo mundo faz quando já está parindo…
      Bom, quanto a fazer ou não, isso depende muito do ponto de vista e necessidades de cada casal (nem é só da mãe, mas eu digo do pai também).
      as palestras são direcionadas para assuntos específicos, mas o profissional está lá e as perguntas podem ser feitas e as dúvidas sanadas. Eu, particularmente, prefiro não olhar coisas no google, porque tem muita opinião, muita divergência, muita tragédia, principalmente. Prefiro a opinião de uma pessoa com algum embasamento. melhor ainda se for a minha médica, claro. Mas tudo que falaram foi de encontro com o que ela pensa.
      Quanto à prática, foi feita com cada casal individualmente. Não sei como é aí. E acho que cada curso aborda de uma maneira mesmo.
      Quanto às nossas mães terem feito ou não, a minha também não fez, e também criou 3 filhos. Minhas irmãs tiveram filhos e não fizeram porque lá na cidade delas não tem esse curso, eu acho (não tenho certeza). E eu poderia não ter feito também. Mas como disse, é uma questão de ponto de vista de cada um. Realmente, eu poderia ter ido e se não gostasse, ter abstraído tudo. Mas felizmente, aproveitei muito e realmente vi que agregou. O marido também gostou. Se sente mais seguro e aprendeu muito. E todos que estavam lá gostaram.
      Sem falar que sai cada pergunta durante o curso, menina… vê-se que as pessoas acham que sabem, mas não sabem. vão pela crendice popular.
      Enfim, eu recomendo!
      Beijos pra vc e pro Benício lindo!

  • Legal Bibi! Eu acho esses cursos muito legais e devem ser fantásticos, pois nao tenho a menor idéia de como cuidar do bebe, limpar umbigo etc e acho que toda mãe de primeira viagem deve ter um zilhão de duvidas, né?
    Bjs

  • Dê seu pitaco...

