37 semanas + último dia de trabalho + susto

Publicado 2012/06/30 por Bibi

Ontem foi um dia tumultuado!

  1. Completamos 37 semanas e, sim, minha bebê não é mais prematura e pode nascer a qualquer momento.
  2. Foi também o último dia de trabalho. A partir de segunda-feira, fico em casa, esperando a hora chegar.
  3. E foi o dia do susto. Fomos parar no hospital. Mas está tudo bem e Nina continua aqui comigo.

37 semanas, segundo o Baby Center:

A cabeça do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica – cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero. Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas. Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele. bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio. 

Último dia de trabalho:

O último dia de trabalho foi planejado junto com a obstetra. Ela já havia conversado comigo para eu ficar em casa nos últimos dias de gestação. Eu, no início, achava que nem ia precisar, afinal, estava bem disposta, produzindo ainda e servindo para alguma coisa na empresa. Mas a última semana foi de arrasto. Nossa, de uma hora para outra, as costas dóiam, as pernas, pés e mãos incharam, a barriga pesou mais do que nunca, e as noites em claro começaram a me deixar bem cansada durante o dia. Aí pude ver que não sou a mulher maravilha e que a médica estava certa. Melhor ficar em casa (e evitar os tombos, também!).

Então ontem era para ser tranquilo. Últimas atividades, tudo em dia… despedida do pessoal, etc.. etc…

Aí chegamos ao terceiro tópido: o susto. E correria…

O susto:

Desde quarta-feira eu não sei onde estão meus pés… Não é que eu não tenha mais pés, mas esses daqui não são os meus, definitivamente. Não os reconheço! Estão 3 vezes maiores do que o normal. Inchados, altos, os dedos gordos…

Aí que ontem, de tanto minha colega insistir (ela já teve uma gravidez bem tumultuada, com pré eclâmpsia e tal), fui até a farmácia para verificar a pressão arterial. Verifiquei 3 vezes, em horários diferentes, depois do almoço e durante a tarde: 13 por 9, 12 por 9 e 14 por 9. Estava alta para o meu parâmetro que sempre é 11 por 7, 12 por 7.

Então liguei para a obstetra, expliquei sobre os pés e mãos inchados e disse que estava sentindo um pouco de tontura, sono. Ela me perguntou sobre dor de cabeça, naúseas, vômitos, dor de estômago… isso eu não estava sentindo. Só a tontura mesmo, e os inchaços. Ah, aqui estava fazendo um inverno de 30 graus essa semana. O que ajuda também a inchar!

Aí ela achou melhor largar tudo e ir para o centro obstétrico do hospital fazer um monitoramento da pressão e do coração do bebê, pois qualquer coisa, já estaríamos na maternidade, caso precisasse fazer o parto de urgência.

Nem preciso dizer que me deu um pânico. Afinal, estava tudo bem até ali e a Nina só era esperada para dauqi duas semanas. Não sabia se ria, se chorava, se sía correndo, se ligava pro marido, chamava um táxi.

Aí pensei: “calma Bibiana, isso só vai aumentar mais a tua pressão!”. Então liguei por marido para ver se era melhor pegar um táxi ou ele ir me buscar. Decidimos que ele iria me buscar. Enquanto isso, eu fiquei terminando as últimas coisas que precisava do trabalho, calmamente e não sei como.

Então, sem muito alarde, me despedi dos meus colegas mais próximos (esses sabiam que eu ia apra o hospital) e saí.

Enquanto estávamos a caminho do hospital, eu ia falando pro marido o que fazer, caso o parto acontecesse mesmo: teria que ir pra casa, pegar minha mala, as da Marina, lembrancinhas, câmera, quadrinho da porta. Pelo menos estava tudo pronto. Era só catar as coisas!

Chegamos no hospital, fiz a triagem, o cadastro e fui fazer os exames solicitados pela médica. Felizmente, deu tudo normal. O coração da Nina está normal, minha pressão baixou para 12 por 7 e as 19 horas fui liberada.

O tema de casa é medir a pressão todo dia e controlar. Essa madrugada já choveu e agora a temperatura está mais agradável. Espero que os inchaços sumam – se é que isso é possível nesse finalzinho de gestação…

Resumindo: estamos bem, mas em estado de alerta! Nina pode sim nascer a qualquer momento e sim, EU NÃO ESTOU PREPARADA! rsrsrrs… mas sei que tudo dará certo quando ela vier. A gente se prepara e aprende na marra! Medo eu não tenho.

Mas agora que estou em casa, vou ficar mais tranquila e isso acho que vai ajudar a deixar ela mais um pouquinho aqui dentro. Ela mexe bastante ainda. Sinal de quem tem espaço (não sei onde…).

Pra fechar o post, segue uma foto das 37 semanas:

Beijos e bom final de semana a todas!

13 comentários em “37 semanas + último dia de trabalho + susto

  • Amiga que susto hein, mas que bom que está tudo correndo nos conformes!!!Logo, logo o seu blog dará espaço para a rotina de mamãe…Estou ansiosa para conhecer o rostinho da Nina, será linda como vc!!!Vc está muito linda amiga!!!
    Uma bjka e um ótimo final de semana para vcs!!!

  • Que susto hein Bibi?! O calor estava demais aqui mesmo, mas agora que a temperatura deu uma baixada e tu vai ficar em casa vai ser mais tranquilo, tu vai ver.
    Mas nada de ficar trabalhando em casa, vai descansar!
    Bjão e bom fim de semana pra vcs.

    Ah! Essa barriga tá lindona!!!

  • Bibi que saudades de seu cantinho…depois que o Gú nasceu tem sido bem corrido o dia, quase nem vejo passar, em breve saberá o que estou dizendo.

    Que bom q já passou da fase prematura, logo, logo, conheceremos a pequenina Nina!

    Linda se cuida, beba bastante líquido e curte ao máximo a vida a dois, porque logo serão três, que delícia!!!!!

    Você está muito linda com o mega barrigão, parabéns!

    Um super mega abraço nas duas!!!

  • Como vc está linda!!

    Ufa… que susto mesmo. Mas se prepare pra sentir esses “sustinhos” algumas vezes. Se bem que em casa a gente fica mais tranquila, né?

    A qualquer momento, a Nina vem ao mundo, linda, saudável e muito amada!!

    Beijos da Mãe da Mel.

  • ai Bibiiii se cuidaaa!!!
    Agora que a Nina já está batendo na porta, sossega em casa, relaxa, fica de boa curtindo os últimos momentos do teu barrigão que por sinal está fofíssimo!!! Vc está radiante!! mto linda!!! Depois vai bater uma saudade dele….rsrs
    Já sei que vou até sentir saudades de ti qd a Nina nascer pq, com certeza, vc escreverá mto menos, ocupadíssima com a nova integrante da família!!!
    Até me emociono de pensar…..
    Mas fica tranquila mesmo que tudo vai dar certo!
    Que Deus continue protegendo vcs duas e iluminando o teu caminho!!
    E que, seja qd for a hora que a Nina resolver nascer, que vc esteja sim preparada e tenha um parto maravilhoso!!!!
    Estamos com vcs!!!
    Beijão, Pri e Kaike

  • Oi Bibi, que linda vc está com esse barrigão!
    Fica tranquila que tudo vai correr bem, a Marina vai chegar na hora certa!
    Bjos e fiquem com Deus.

  • Sustinho básico, né, amiga? rs. Qd eu incho tb fico preocupada com a pressão, mas graças a deus, está tudo bem com nós 4!
    É verdade, Bi, não somos mulheres maravilha! E não precisamos ser. Eu esperava tabalhar até o último dia, mas hj vou conversar aqui no job para trabalhar só até a semana que vem. Precisamos nos cuidar e estarmos bem para qd nossas princesinhas chegarem. Afinal, elas chegarão com tudo!!!!
    Bi, imagino vc indo pra maternidade com a possibilidade da Marina nascer. Qd imagino esta cena acontecendo comigo, tb acho que não estou preparada! rs. Mas, na hora, vamos nos dar conta que estamos, sim!!! É o que eu espero, rs!
    Bjks e descanse bem!!!

  • Bibi, olha…se vc morasse aqui no RJ, vc estaria sofrendo muito! Aqui está uns 30 graus ou mais…sinistro!

    A Marina vai chegar na hora q ela quiser, mas se ela quiser chegar antes, ainda bem q está tudo pronto e q vc parece ser calma!

    Ficar em casa é bom, ainda por cima agora no finalzinho…fica aí de pernas pro ar!!!!

    Bjão

  • Bibi que saudadeeeeee!
    Eu ando numa agonia que so…ainda sem internet o que piora a ansiedade
    Hoje o medico marcou minha cesaria para o dia 26 e tomara que de tempo para colocar tudo em ordem porque esses ultimo dias estao muitoooo doloridos.
    Nao da pra dormir, nem relaxar….vc deve ta sentindo a mesma coisa ne? rs
    mas falta pouco!

    Bju

  • Dê seu pitaco...

